Total de visualizações de página

domingo, 3 de janeiro de 2016

O Regresso

Decepção! Essa é a palavra para falar sobre o novo longa ‘O Regresso’ de Alejandro González Iñárritu na direção e Leonardo DiCaprio como o prometido para uma forte indicação ao Oscar. Sendo justo, não vou dizer que o filme é ruim, não, não é mesmo, a atuação de DiCaprio realmente merece uma estatueta, mas faltou algo. González que já dirigiu ‘Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)’ e ‘Biutiful’ ao meu ver, parece ter perdido o controle em uma direção que tinha tudo para alcançar a perfeição.

O roteiro ajuda, o elenco mais ainda, mas a história, o que a trama promete, dói, literalmente. A trama tem inicio em 1822. Hugh Glass (Leonardo DiCaprio) parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso, fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald (Tom Hardy), que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

Pois bem, isso é o que o roteiro promete, em meio às florestas do desconhecido EUA, um grupo de exploradores caçam animais e pegam suas peles para venda. DiCaprio, que quando sozinho é atacado brutalmente por um urso, lutando pela sua vida. Encontrado pelos companheiros, todos ajudam o protagonista a sobreviver a não ser Hardy que no primeiro momento, diz a todos que Glass está morto e se manda, deixando o homem em meio à neve, e ferido, para morrer. Porém Glass, com ódio, sangue e força de vontade agora o mesmo quer vingança, passando por uma “longa jornada” que poderá purificar a sua alma.

E aí está o problema, sua jornada é tão longa que tentaram resumir e acabaram por vez resumindo muito, sua sede de vingança é tão grande que na hora que você pensa: “agora vai”, o roteiro consegue parar e embaralhar toda a história paralela e mal contada de um grupo de índios procurando pela filha do “cacique” que em momento algum é explicado porque e quem a sequestrou, para de repente a tal índia aparecer com um grupo militar de franceses que vai saber o porquê da aparição deles.
Ainda que o nome de DiCaprio seja, merecidamente, mais comentado, afinal ele é sim o fio condutor da produção e até consegue entregar uma performance inesquecível, cabe destacar que todo elenco se esforça para ficar bem. Hardy é muito mais do que apenas o vilão. Ele consegue se destacar timidamente como um homem complexo, com medos e objetivos. Domhnall Gleeson e Will Poulter também surgem, mas só surgem.

Infelizmente o filme não me agradou mesmo, sou fã de DiCaprio desde ‘Gangues de New York’, talvez esse longa pode enfim render sua primeira e merecida estatueta, apesar de já ter merecido em outros momentos em parceria com a lenda vida Martin Scorsese. Mas a direção de Alejandro González Iñárritu  é falha, um roteiro com inúmeros buracos.

Pelo que percebi, vendo as críticas, fui um dos poucos a detestar esse filme, mas esse é minha opinião e crítica. Esse longa não passa de uma grande propaganda enganosa, essa é a palavra!

Nota: 06
(Download em Torrent)




Título original: The Revenant
Lançamento: 2016
Direção: Alejandro González Iñárritu
Roteiro: Alejandro González Iñárritu e Mark L. Smith
Duração: 156 Minutos
Gênero: Aventura / Drama
Orçamento: US$ 60 milhões
Distribuidores: Fox Films
Classificação: 17 anos


Elenco


Leonardo DiCaprio (Hugh Glass)
Tom Hardy (John Fitzgerald)
Domhnall Gleeson (Andrew Henry)
Will Poulter (Jim Bridger)
Paul Anderson (Anderson)
Kristoffer Joner (Murphy)
Brendan Fletcher (Fryman)
Lukas Haas (Jones)
Robert Moloney (Dave Chapman)
Peter Strand Rumpel (Sam)


Curiosidades


- O filme é baseado em fatos reais, narrados no livro The Revenant: A Novel of Revenge, de Michael Punke;

- John Hillcoat que trabalhou com Tom Hardy em ‘Os Infratores’ (2012), chegou a ser cotado para dirigir o filme;

- Leonardo DiCaprio e Lukas Haas atuaram juntos em ‘A Origem’ (2010);

- Os atores Christian Bale e Sean Penn foram sondados para o longa;

- A produção sofreu uma série de contratempos durante as filmagens, que foram atrasadas e muitas cenas foram refeitas. Além disso, alguns profissionais foram demitidos e o orçamento de US$ 95 milhões foi estourado;


- No Globo de Ouro 2016, o longa foi indicado nas categorias Melhor Filme de Drama, Diretor, Ator (Leonardo DiCaprio) e Trilha Sonora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário