Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Invocação do Mal

Recentemente falei aqui sobre o horrível ‘Ouija - O Jogo dos Espiritos’ (2014) e de como é difícil hoje em dia encontrar um bom filme de terror. Mas, o difícil não é o impossível! E nesse caso, essa teoria se aplica ao excelente ‘Invocação do Mal’, dirigido por James Wan, o mesmo de 'Jogos Mortais' (2004), 'Sobrenatural' (2010) e 'Velozes e Furiosos 7' (2015). Com um terror muito bem colocado, o longa faz jus ao roteiro com sustos garantidos.

O roteiro muito bem amarrado, nos mostra a cidade de Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo está acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Baseado em um história real narrada pelo casal mais conhecido do mundo no assunto paranormal, Ed e Lorraine Warren, o longa de Wan, deixa bem claro que sim, ainda é possível fazer um bom longa de terror hoje em dia. Se você gosta de levar uns sustos e, principalmente, sentir uns arrepios dentro da sala escura, ‘Invocação do Mal’ é uma boa escolha.

O elenco faz com que a trama desenrole na medida certa, desde o elenco mirim, aos já veteranos, como por exemplo, e sem dúvida, todo o destaque para o casal Warren, interpretado por Vera Farmiga e Patrick Wilson. Como sempre Farmiga não deixa desejar com sua perfeita atuação na pele da vidente mais conhecida Lorraine Warren, ao lado do seu fiel parceiro e marido, Ed Warren (1926-2013), o casal faz com que o medo que o espectador tanto anseia se torne mais real e imprevisível, um dos pontos altíssimo desse longa.

O roteiro além de citar nas entre linhas, clássicos, como ‘O Exorcista’ e ‘Os Pássaros’, os gêmeos Chad e Carey Hayes não perde uma oportunidade sequer de inserir elementos instigantes e conhecidos, como relógios parando, um porão secreto, chiados de TV, ranger de assoalhos e portas. Além disso, um tradicional (e muito apavorante) puxão de pés na cama tem a companhia nada agradável de uma menina sonâmbula, um armário sinistro e uma brincadeira infantil, já exibida no trailer de arrepiar até os ossos.

Tudo isso, pode apostar, da um sentimento de medo mesmo. Mas também é certo que os mais “descolados” vão identificar uma série de clichês e poderão reclamar de algumas licenças típicas, como as filhas dormindo profundamente, enquanto uma mega cena tensa e barulhenta tá acontecendo com a mãe, entre outras situações, mas como todo bom cinéfilo e amante do gênero, sabe que não devemos se apegar aos detalhes. Mas isso não tira nem um pouco a força da obra, de jeito nenhum e a Warner já tem um "atividade paranormal" para chamar de seu.

O longa tem uma excelente trilha tensa e a direção der James Wan, o criador da franquia ‘Jogos Mortais’ é de arrepiar profundamente. O motivo de tamanha genialidade certamente, está na decisão acertada de não deixar o humor possuir a trama, como já aconteceu em alguns por aí. Ele até existe, mas foi devidamente dominado neste filme, que você pode assistir "com susto". Nos créditos finais, quem já tiver tirado as mãos da frente dos olhos, vai poder ver as fotos dos personagens reais, a família Warren e os Perron.

Nota: 08
(Download em torrent)




Título original: (The Conjuring)
Lançamento: 2013
Direção: James Wan
Roteiro: Carey W. Hayes e Chad Hayes
Duração: 112 min.
Gênero: Terror, Suspense         
Orçamento: US$ 13 milhões
Distribuidores: Warner Bros.
Classificação: 16 anos


Elenco


Vera Farmiga (Lorraine Warren)
Patrick Wilson (Ed Warren)
Ron Livingston (Roger Perron)
Lili Taylor (Carolyn Perron)
Shanley Caswell (Andrea Perron)
Hayley McFarland (Nancy Perron)
Joey King (Christine Perron)
Mackenzie Foy (Cindy Perron)
Kyla Deaver (April Perron)
Sterling Jerins (Judy Warren)
Shannon Kook-Chun (Drew)


Curiosidades


- Baseado em fatos reais, com a família Perron na cidade de Harrisville, em Rhode Island;

- Apesar das lembranças dolorosas, Roger Perron e seus cinco filhos foram ao local das filmagens de Invocação do Mal;

- A atriz Vera Farmiga contou com a ajuda da verdadeira medium Lorraine Warren, que auxiliou na preparação do longa-metragem;

- As sequências do lar de Ed e Lorraine Warren foram filmadas em uma casa de verdade, decorada pela designer de produção Julie Berghoff com um tapete e papel de parede que remetem aos anos 70;


- O diretor James Wan e o ator Patrick Wilson trabalharam juntos no terror ‘Sobrenatural’ (2010). O filme anterior também trazia um casal morando em uma casa junto com espíritos do mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário